top of page
Ortognática pré operatório

1) Modificações no aparelho ortodôntico

O paciente deverá agendar uma consulta com o seu Ortodontista para que sejam feitas modificações no aparelho. Nessa consulta serão colocados ganchos (esporões) no arco entre todos os dentes, nas arcadas superior e inferior. Os elásticos serão substituídos por fios de amarrilho. Estas alterações são importantes para melhor estabilização das arcadas durante a cirurgia.

2) Planejamento virtual

Todos os movimentos cirúrgicos dos maxilares são previamente reproduzidos e estudados a partir de exames digitais. O paciente deverá, cerca de 2 semanas antes da cirurgia, agendar uma consulta de 1 hora com o cirurgião para a realização de moldagens, fotografias e medições que serão importantes para o planejamento cirúrgico.

3) Planejamento virtual 3D

É a previsão da repercussão dos movimentos cirúrgicos através de tomografias computadorizadas. Estes exames devem estar disponíveis cerca de 2 semanas antes da cirurgia.

4) Exames pré-operatórios

Exames de sangue, urina, eletrocardiograma, Raio X de Tórax e risco cirúrgico são solicitados.

5) Cirurgia

Anestesia

A anestesia é do tipo geral. O paciente deve estar em jejum de 10 horas. O uso de medicações e a presença de alergias devem ser informadas ao cirurgião. O anestesista entra em contato para as orientações no pré-operatório.

Período de internação

O paciente deve se internar no dia da cirurgia de manhã bem cedo, dependendo da rotina do hospital. O período de internação varia de 24 a 72 horas. Dependendo da magnitude da cirurgia o paciente pode permanecer nas primeiras 24 horas de pós-operatório no CTI, para dar mais segurança durante esse período. É importante que o hospital possua estrutura que proporcione segurança ao paciente durante todo esse período.
Fisioterapia

pode ser útil na fase pós-operatória para diminuição do edema, normalização da abertura de boca, fala e mastigação. Visa trazer mais conforto e abreviar a fase de recuperação da cirurgia. Os profissionais que atuam nesta área são fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Ortognática pós operatório

O momento mais complicado para o paciente é o período imediato após a cirurgia. A família deve procurar apoiá-lo e animá-lo e ter paciência, pois o paciente pode se apresentar mais fragilizado nesta fase. Deve ser reforçado que é uma fase passageira e que vai melhorar a cada dia.

Náuseas e vômitos

episódios de vômitos podem ocorrer logo após a anestesia e nas primeiras 24 horas. São administradas drogas para alívio dos sintomas

Sangramentos

pequeno sangramento pelo nariz e pela boca são esperados nesta fase. Cabeceira do leito mais elevada e compressas de gelo são medidas preventivas 

Hematomas

pode apresentar áreas arroxeadas na face e por dentro da boca, e que em alguns casos podem necessitar de drenagem.

Edema

é esperado que o paciente tenha edema, que pode variar muito de paciente para paciente. Gelo e curativo compressivo são medidas preventivas.

Respiração

é difícil nesta fase, quando a cirurgia é realizada no maxilar superior. São prescritos remédios de uso local para melhorar a respiração. É normal apresentar um pouco de secreção ou coágulos nas narinas. A higiene local deve ser feita com cotonete e água oxigenada e lavagem com soro

Alimentação

é difícil nesta fase, quando a cirurgia é realizada no maxilar superior. a dieta deve ser lÍquida ou pastosa e fria, de preferência. Sucos, vitaminas, sorvete, iogurte, sopas, caldos, suplementos como Sustagem,Nutren, etc, devem ser a preferência neste período inicial. Gradativamente são introduzidos alimentos de maior consistência (pastosos), conforme a capacidade do paciente.

Higiene oral

usar bochechos a base de Clorexidina (Periogard ou Perioxidin). A escovação deve ser normal e o mais eficiente possível. Fumo, bebida alcoólica e exercícios físicos devem ser evitados por um período de 2 a 4 meses. O paciente deve ausentar do trabalho por um período que varia de 4 a 8 semanas, dependendo do caso.

A Cirurgia Ortognática está indicada para aqueles pacientes que buscam mudanças na função e na estética, impossíveis de serem obtidas somente com meios ortodônticos. O objetivo do tratamento deve ser a maximização de benefícios com o mínimo de riscos.

© 2020 Danilo Passeado Ribeiro.  Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page